Você está aqui: Página Inicial / Notícias / PPGEP-So Divulga#7 Destaques do Quadriênio

PPGEP-So Divulga#7 Destaques do Quadriênio

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Sorocaba da UFSCar (PPGEP-So) tem o prazer de divulgar os alunos premiados como destaques do quadriênio 2017-2020:

O egresso Tiago Sigahi teve sua dissertação indicada como uma das melhores desenvolvidas no quadriênio e também foi destacado como caso de sucesso no período de 2016 a 2020 no PPGEP-So. O discente defendeu seu trabalho "A ascensão da lógica financeira sob a perspectiva da teoria do capitalismo acadêmico: consequências para a formação do engenheiro de produção" em outubro de 2017 sob a orientação da professora Dra. Patrícia Saltorato.  Atualmente está cursando doutorado em Engenharia de Produção na USP-POLI.

Sua pesquisa classificou os seguintes impactos:

Impacto educacional. Descrição: Diversos autores apontam a teoria do capitalismo acadêmico como a principal teoria relacionada a estudos organizacionais no campo da educação superior. Contudo, ainda é pouco explorada em países em desenvolvimento. Esta pesquisa aplica essa teoria no Brasil, contribuindo para o entendimento acerca da educação superior brasileira.

Impacto profissional. Descrição: Estudos prévios apontaram/ analisaram diversas transformações na gestão e organização da produção e do trabalho que podem ser atribuídas ao processo de financeirização. Os resultados desta pesquisa ajudam a elucidar a influência desse processo sobre a formação do Engenheiro de Produção, explorando a incorporação pelos alunos as práticas, discursos, comportamentos e métricas oriundas o mercado financeiro.

Segue abaixo o link com o perfil do egresso com suas publicações na SCOPUS e um breve relato sobre a importância de sua formação no programa:

Perfil do egresso na Scopus:

Relato:

“O PPGEP-So foi fundamental em todos os passos que dei na pesquisa e continuará sendo em toda a carreira acadêmica que pretendo construir. Além da formação como pesquisador, tive oportunidade de participar de congressos, publicar artigos científicos e construir laços com colegas e professores que perduram até hoje.”