PPGEP-So | Internacionalização
A visibilidade internacional é um valor que se reflete na Visão e Missão do PPGEP-So conforme detalhado em seu relatório de planejamento estratégico (Plano Estratégico do PPGEP-So), desta forma, o programa visa atender às novas demandas da sociedade, pela busca por pesquisas trans e multidisciplinares e com impacto internacional.
Recepção de Discentes Estrangeiros
- O PPGEP-So incentiva o ingresso de estudantes estrangeiros, principalmente de estudantes da América do Sul. Essa iniciativa é realizada com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) e a Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), em especial no âmbito de acordos bilaterais de cooperação ou de programas específicos de mobilidade acadêmica estudantil.
- Desde sua criação, o PPGEP-So já recebeu estudantes de diferentes países, dentre estes: Bolívia, Colômbia, Chile, México e Peru. Os discentes estrangeiros representam 12% dos estudantes matriculados no programa.
- A partir de 2017, o PPGEP-So ofertou 11 disciplinas em Inglês, visando a maior internacionalização do programa.
Pesquisadores estrangeiros no PPGEP-So - Indicadores*
- Dentre os projetos ativos no PPGEP-So no quadriênio 2021-2024, 14% contam com a participação de pesquisadores estrangeiros.
- Dos exames de defesa realizados no quadriênio atual, 21% contaram com um avaliador de instituição estrangeira.
- 15% dos artigos publicados em periódicos nos dois primeiros anos deste quadriênio tiveram participação de docentes de instituição internacional, contabilizando 18 participantes.
* Conforme Plano Estratégico do PPGEP-So 2017-2020
Relações Internacionais
O PPGEP-So vem expandindo sua rede de contatos com instituições estrangeiras, principalmente por meio de acordos ou convênios de cooperação internacional. Abaixo destacamos os acordos firmados pela UFSCar a partir das relações estabelecidas por membros do PPGEP-So:
A página da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) mostra todas as instituições conveniadas com a UFSCar: