Você está aqui: Página Inicial / FAQ

FAQ

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Sorocaba

Qual é a duração do curso?
R: O estudante deverá concluir o curso de Mestrado em Engenharia de Produção no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses
Qual é o valor da mensalidade?
R: Não há cobrança de mensalidade. O curso é gratuito.
Qual o horário das aulas?
R: As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, no período matutino e/ou vespertino. Os horários das disciplinas são definidos a cada semestre.
Quais são as disciplinas e os requisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção?
R: Essas informações encontram-se no site do Programa nos menus “Disciplinas” e “Normas e Regimentos”.

Processo Seletivo

Como é o Processo de Seleção para entrar no PPGEP-S?
R: A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sorocaba (PPGEP-S) publica as normas em Edital específico para cada Processo Seletivo.
Qual a documentação necessária para a inscrição no Processo Seletivo?
R: O candidato deverá apresentar no momento da inscrição no processo de seleção os documentos especificados no Edital do processo seletivo vigente.
Não sou formado em Engenharia de Produção, mesmo assim posso me candidatar ao curso?
R: Sim. Podem participar do Processo Seletivo os candidatos que sejam portadores diplomas de graduação de Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Posso fazer minha inscrição no Processo Seletivo sem ter concluído o curso de graduação?
R: Sim. No entanto deve apresentar certificado ou documento equivalente de conclusão de curso, emitido pela Instituição de Ensino no ato da matrícula.

Alunos Especiais

O que é aluno especial?
R: Aluno especial é aquele que manifesta interesse em cursar determinadas disciplinas sem estar vinculado ao PPGEP-S.
O Programa aceita Alunos Especiais?
R: Sim. Os interessados devem acompanhar o período de inscrições no site do PPGEP-S, na opção “Disciplina Isolada como Aluno Especial”.
Quando posso me inscrever para cursar disciplina como aluno especial?
R: Favor consultar as datas para cada período letivo no Calendário Acadêmico, disponível no site do Programa, ou na opção “Disciplina Isolada como Aluno Especial”.
Cursar disciplinas como aluno especial garante que o aluno se tornará aluno regular?
R: Não. O candidato deve estar ciente de que o fato de cursar disciplinas como aluno especial não implica em aceite futuro para se tornar aluno regular. A seleção de alunos regulares do programa se dá unicamente por meio da matrícula como aluno regular condicionada à aprovação em Processo Seletivo estabelecido pelo programa.
O Mestrado em Engenharia de Produção oferece semestralmente vagas em disciplinas isoladas?
R: A inscrição em disciplina isolada é condicionada a existência de vagas após a matrícula dos alunos regulares do PPGEP-S. Portanto, a oferta de disciplinas nessa modalidade é facultativa.

Bolsas de Estudo

O programa oferece bolsas de estudos?
R: O programa recebe uma quota de bolsas da CAPES que são alocadas entre os alunos ingressantes. A concessão das bolsas da CAPES, está condicionada à disponibilidade destas e à classificação do candidato no processo de seleção, além de observar as normas estabelecidas pela agência de fomento. Como o número de ingressantes e bolsas é variável, não há garantia de bolsas para todos os discentes. Bolsas de outras agências de fomento podem ser solicitadas individualmente pelos orientadores.
Se não receber bolsa logo no início do curso, posso vir a recebê-la posteriormente?
R: Sim, desde que haja disponibilidade. Na dinâmica do Programa, há sempre estudantes ingressando e outros concluindo. Para aqueles que possuem bolsas e defendem suas dissertações, estas se tornam disponíveis para serem distribuídas, conforme critérios estabelecidos pelo Programa.
Qual o valor das bolsas?
R: O valor é determinado pelas instituições de fomento. Para mais informações, consultar: www.capes.gov.br

Aluno Estrangeiro

Quais são as maneiras de ingresso de um aluno estrangeiro?
R: O aluno estrangeiro deverá ser aprovado no Processo Seletivo para ingressar no Programa.
É preciso possuir o diploma revalidado por uma instituição brasileira?
R: Sim. Os candidatos aceitos farão matrícula condicional à apresentação de documento comprobatório da revalidação do respectivo diploma em um prazo máximo de um ano, contado a partir da data de matrícula.